RESULTADO DE BUSCA
PERFIL DO PROFESSOR DE ESPANHOL PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UFPA-CASTANHAL
Autor Principal: Juliane Dayrle Vasconcelos da Costa        Co-autores: Raphaella Duarte Cavalcante Lopes, Clayton Michel de Souza Gonçalves
Resumo: Este estudo caracterizou o perfil dos professores de Letras Língua Espanhola da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Castanhal para a inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial (EE). Para a realização deste estudo, foram utilizadas pesquisas que abordaram a formação de professores no contexto da EE, bem como legislações e documentos oficiais que asseguram os direitos dos alunos público-alvo da EE no contexto educacional. Participaram desta pesquisa por meio de um questionário, três professores do curso de Letras Língua Espanhola que fazem parte e atuam no campus supracitado. Os docentes receberam uma sigla, sendo P1, P2 e P3, com intuito de preservar a identidade dos mesmos. Observou-se que todos os participantes cursaram na graduação uma única disciplina relacionada a EE, sendo esta Libras. P1 foi o único que teve contato com discussões envolvendo a EE na pós-graduação. Entre os três investigados, apenas P3 realizou curso na área da EE, mas não concluiu, dois professores destacaram possuir pouco conhecimento e um relatou não ter nenhum conhecimento sobre EE. Verificou-se que os docentes não se consideram formados e não se sentem preparados para incluir os alunos público-alvo da EE. Com isso, destaca-se a necessidade de formação continuada para os professores universitários e mudanças na formação inicial dos futuros educadores para inclusão dos alunos público-alvo da EE. Sugere-se que outras investigações possam ser realizadas, incluindo os professores que estavam ausentes durante a realização deste estudo, os demais docentes deste campus, assim como, investigar o currículo do curso de Letras Língua Espanhola para verificar como esse documento prioriza e aborda a temática da EE. ,
Palavras-chave: Educação Especial. Letras Língua Espanhola. Formação de Professores.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
13
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO