RESULTADO DE BUSCA
A NATUREZA DOS ERROS COMETIDOS POR ALUNOS EM UMA AVALIAÇÃO DE FÍSICA NO CONTEXTO DO PROJETO PIBID
Autor Principal: AGUINALDO CAPELETTI MOURA        Co-autores: Erick Kenji Doi , Pedro Ricardo da Silva Neto , Fabiana Honda, Allan Victor Ribeiro
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa com abordagem qualitativa realizada no âmbito do projeto PIBID em uma escola pública do Estado de São Paulo. O nosso objetivo foi identificar a natureza dos erros cometidos pelos alunos em uma avaliação de física aplicada a alunos da 1ª serie do Ensino Médio. Assim procuramos trazer uma discussão a respeito das diferentes abordagens da avaliação da aprendizagem e suas características. Para atingir o objetivo neste trabalho utilizamos como metodologia para análise dos dados a análise textual discursiva apresentada em Moraes (2003) e nos apropriamos das ideias apresentadas por Zabala e Arnau (2010) a respeito das etapas para a resolução de um problema como referencial teórico para nos orientar. Assim pudemos atingir o objetivo desse trabalho identificando a natureza dos erros cometidos pelos alunos na resolução dos exercícios o que nos possibilitou compreender que os cálculos matemáticos para alguns exercícios não é o grande obstáculo encontrado pelo aluno. ,
Palavras-chave: avaliação; natureza dos erros; resolução de exercício.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
14
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO