NARRATIVAS DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS - AFIRMAÇÃO DO DIREITO DE ESTUDAR DURANTE O TRATAMENTO DE SAÚDE | |||
Autor Principal: | Ana Maria Lino Co-autores: Aline Sommerhalder | ||
Resumo: | As questões que direcionam este estudo referem-se a que crianças hospitalizadas contam sobre suas experiências escolares, seu modo de ver e viver. O referencial teórico foi baseado na legislação brasileira e nos autores: Bazílio e Kramer, Fonseca, Ceccim e Carvalho, Freire e Minayo. O objetivo deste estudo é destacar o que as crianças contam sobre suas vivências no atendimento em classe hospitalar, tendo como referência as políticas públicas para esse serviço. A metodologia caracteriza-se pela pesquisa qualitativa, cuja fonte são as narrativas de cinco crianças hospitalizadas. A coleta dos dados foi realizada por meio de instrumentos lúdicos (jogos) com sorteio de temas geradores elaborados a partir do cotidiano escolar. Os resultados expressam pensamento das crianças sobre as atividades e vivências na classe hospitalar, indicam a continuidade dos estudos como função desse serviço e sugerem possibilidades de interação e aprendizagem de forma prazerosa como concretização no cotidiano dos processos de humanização e transformação ao estudarem no hospital., | ||
Palavras-chave: | Narrativas infantis. Classe hospitalar. Criança hospitalizada. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental | |
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