RESULTADO DE BUSCA
PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: UM ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS BRASILEIRAS
Autor Principal: MARÍLIA ALVES DOS SANTOS        Co-autores: FLÁVIA DA SILVA FERREIRA ASBAHR
Resumo: Compondo uma das frentes da pesquisa intitulada “A Psicologia Histórico-Cultural na pesquisa brasileira: levantamento dos grupos de pesquisa cadastrados no diretório do CNPq”, o objetivo do trabalho aqui relatado foi identificar os grupos de pesquisa que investigam a formação de professores a partir do referencial histórico-cultural e realizar um estado da arte das produções sobre formação docente continuada dos líderes e vice-líderes dos grupos identificados tendo em vista definir princípios para a organização de ações formativas. A partir de uma busca no Diretório de Grupos do CNPq, encontramos 38 grupos que pesquisam a formação docente sob o referencial teórico citado. Ao buscarmos pelas publicações e orientações sobre o tema dos líderes/vice-líderes de tais grupos, nos deparamos com mais de 70 orientações e 20 publicações entre os anos 2008 e 2018. A partir de critérios previamente definidos, realizamos a leitura de 10 artigos cuja síntese aponta para três princípios fundamentais para a organização de ações formativas com vistas a promover maior aprendizagem e desenvolvimento aos professores: organizar coletivamente as formações; articular concretamente teoria pedagógica e prática educativa; partir das necessidades pessoais, profissionais e formativas dos docentes para a organizar as formações.,
Palavras-chave: Psicologia Histórico-Cultural. Formação docente continuada. Estado da arte.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
15
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO