RESULTADO DE BUSCA
O TRABALHO DO PROFESSOR MEDIADOR ESCOLAR E COMUNITÁRIO: ANÁLISE A PARTIR DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor Principal: Daiana Aparecida Del Bianco        Co-autores: Maria José da Silva Fernandes
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar a atuação profissional dos docentes que exercem a função de Professor Mediador Escolar e Comunitário (PMEC) no contexto da Escola Pública Estadual Paulista tendo o levantamento bibliográfico como fonte de análise. A função, criada no ano de 2010, apesar de recente, já despertou interesse do âmbito acadêmico. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de abordagem bibliográfica-documental. Autores como Bonafé-Schmitt; Jares e Torremorell embasaram teoricamente a pesquisa sobre o tema mediação de conflitos no ambiente escolar. Como principais resultados constatou-se que a implementação da função de PMEC foi inserida nos ambientes escolares sem que houvesse um diálogo anterior com a comunidade escolar. O professor que se candidata à função, normalmente, é do sexo feminino, pertencente à Categoria F e que precisa complementar sua carga horária e renda salarial, não sendo levado em consideração, em muitos casos, o perfil adequado. Identificaram-se também fragilidades na formação em mediação dos integrantes da comunidade escolar, acarretando desconhecimento das reais funções e impedindo que a mediação seja, de fato, realizada dentro dos ambientes escolares. O PMEC ainda vem buscando seu espaço e reconhecimento do trabalho, porém, mesmo com todas as dificuldades, após a criação da função, foram percebidas relativas mudanças nas relações interpessoais dentre desse ambiente.,
Palavras-chave: Mediação de conflitos. Professor Mediador Escolar e Comunitário. Rede Estadual Paulista de Ensino.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 11 - Profissão Docente e compromisso sociopolítico

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