RESULTADO DE BUSCA
A RECIPROCIDADE ENTRE ACADÊMICOS EM FORMAÇÃO INICIAL E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: POTENCIALIDADE DO PROJETO DE EXTENSÃO
Autor Principal: kelly cristina ducatti da silva        Co-autores: Denise Puglia Zanon
Resumo: Refletir sobre a reciprocidade entre acadêmicos em formação inicial e professores da educação básica, bem como, a potencialidade do projeto extensionista, é nosso objetivo nesta produção. Para isso, optamos analisar os encontros planejados entre estudantes da formação inicial e professores da educação básica, e entre esses e os professores formadores com o fito de compreender como as práticas bem sucedidas, no ambiente escolar, podem contribuir para a formação inicial e continuada do professor. Elegemos na abordagem qualitativa em pesquisa, a metodologia de estudo de caso, com vistas à possível concretização do objetivo proposto. Tendo em vista os resultados parciais, inferimos que quando o professor demonstra, entre outros aspectos, autonomia e implicação pessoal no exercício da docência em escola pública, os acadêmicos, ao acompanharem o trabalho docente em sala de aula, retornam à universidade e expressam as relações que estabeleceram entre teoria e prática docentes sem as dicotomias que lhes são recorrentes. Já nas considerações finais, é reconhecido que, além das condições propiciadas no período de formação inicial, que se refletem na investigação do trabalho pedagógico dos estudantes universitários e dos professores, é necessário potencializar tempos e espaços para associar, confrontar, discutir, exercitar o pensamento crítico e reflexivo desses envolvidos no processo formativo.,
Palavras-chave: Formação Inicial de Professores. Formação Continuada. Extensão Universitária.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

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