RESULTADO DE BUSCA
O MÉTODO RECEPCIONAL E O DIALOGISMO NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor Principal: Letícia Rarek Conceição        Co-autores: Regiani Aparecida Santos Zacarias
Resumo: O trabalho apresentado é recorte de uma pesquisa de mestrado e foi concretizada a partir de uma inquietação diante da educação atual, no que diz respeito à prática de leitura literária nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa teve como objetivo aplicar o Método Recepcional de leitura pautada na Teoria da Estética da Recepção, bem como no dialogismo bakhtiniano entre obra, autor e leitor. Para o desenvolvimento da pesquisa foram organizados cinco momentos embasados no Método Recepcional de Bordini e Aguiar (1993). No que tange a prática da dialogia, buscou-se referência em Bakhtin (2000) visando abordar as mais diferentes vozes existente na prática da leitura literária. Diante do perfil da pesquisa conferimos que a pesquisa-ação (THILLENT, 1986) aliada à abordagem qualitativa seria o procedimento técnico mais apropriado devido ao contato direto com os participantes e à necessidade de mudança no perfil leitor ao final da pesquisa. Quanto aos resultados apresentados foi possível constatar a eficiência do Método Recepcional de leitura aliada ao dialogismo, visando a ampliação do horizonte leitor de alunos do sexto ano do ensino fundamental.,
Palavras-chave: Leitura literária. Estética da Recepção. Ampliação do horizonte leitor.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

Estatísticas:
11
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO