RESULTADO DE BUSCA
COMPARAÇÃO DE EFEITOS DE TREINOS DE RESPOSTAS RECEPTIVAS E EXPRESSIVAS EM CRIANÇAS COM TEA
Autor Principal: Elaine de Carvalho Silva        Co-autores: Nassim Chamel Elias, Romariz da Silva Barros
Resumo: O objetivo deste estudo foi comparar os efeitos do treino de respostas expressivas na emergência de respostas receptivas com os efeitos do treino de respostas receptivas na emergência de respostas expressivas em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Esta população geralmente apresenta dificuldades no desenvolvimento da linguagem, sendo comum não aprender a se comunicar de forma esperada ou compreensível no contexto social. Os participantes foram dois meninos de dez e onze anos de idade. O critério de inclusão demandava 80% de respostas corretas no teste de repertório de imitação motora e vocal e no máximo 40% de respostas corretas nos pré-testes de respostas de ouvinte e intraverbais com questões relacionadas às partes do corpo e sua lateralidade. Após os testes iniciais, o procedimento foi constituído de avaliação de itens de preferência dos participantes (que foram utilizados como consequências durante as condições de ensino), testes de repertórios receptivo e expressivo, fase de ensino diferenciada para cada participante e pós-testes. Foi utilizado um delineamento de tratamento alternado com pré e pós-teste individual tendo o sujeito como seu próprio controle, acoplado a um delineamento de linha de base múltipla entre participantes. Os resultados sugerem que o ensino de respostas expressivas foi mais eficaz na aquisição de novos repertórios de linguagem do que o ensino de respostas receptivas. ,
Palavras-chave: Educação especial. Linguagem expressiva e receptiva. Transtorno do Espectro do Autismo.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

Estatísticas:
22
acessos
11
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO