ÍNDICES DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA E PERFIL DOS PROFESSORES: RELAÇÕES INDISSOCIÁVEIS | |||
Autor Principal: | Renata Cristina de Freitas Branco Co-autores: Marilda da Silva | ||
Resumo: | O objetivo deste trabalho é mostrar relações entre o ultimo perfil dos professores brasileiros (2004) e as dificuldades dos seus possíveis alunos de acordo com os índices registrados nos seguintes documentos: Avaliação Nacional de Alfabetização (2016), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (2005 - 2015) e o Censo Escolar (2017). Trata-se de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. Os procedimentos adotados com as referidas fontes possibilitaram extrair das mesmas informações que evidenciaram relações entre o perfil dos professores, formação e atuação docente, com as características dos resultados acadêmicos dos alunos. Nesse sentido, os resultados apontam que a composição do conjunto de problemas que leva ao fracasso escolar do aluno relaciona também e diretamente com as características da formação dos professores e, conseqüentemente, com a atuação dos mesmos na sala de aula. Isso vem comprometendo o ensino escolarizado e reproduzindo o cenário de uma educação sem uma efetiva qualidade. Isso não é um fenômeno novo e recente, mas ele continua sendo um objeto de estudo tendo em vista a produção e reprodução de uma escola de boa qualidade. , | ||
Palavras-chave: | Perfil de Professores. Índices da Educação Básica. Fracasso Escolar. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem | |
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