RESULTADO DE BUSCA
EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E SEXUALIDADE EM PAULO FREIRE
Autor Principal: Cláudio Roberto Brocanelli        Co-autores: Daniela Biudes dos Santos Ortega
Resumo: Este texto apresenta estudos sobre Paulo Freire e sua atuação com a educação como uma prática da liberdade da pessoa a fim de que ela tenha um desenvolvimento crescente de libertação de seus medos e entraves da sociedade excludente e que despreza a individualidade, a pessoalidade e as diferenças; Freire prioriza a educação que se dá por meio da alfabetização como conscientização de si e do meio em que a pessoa vive, num movimento processual de descobertas e compreensão de si e do mundo. Assim, seus estudos, atuação e reflexão são construídos no sentido de dar condições de conhecimento e de vida que sejam mais dignos e de acordo com uma realidade que seja mais justa e em que todas as pessoas possam participar dos bens culturais de sua sociedade, expressando-se de acordo com seu ethos e motivações interiores. Há alguns limites a serem superados nesse sentido: além da busca de uma libertação, é fundamental que se supere o medo dessa liberdade; com a educação, não no modelo já planejado, definido e caracterizado pelo dominador, mas considerando a sua própria realidade, suas misérias e sua atitude de resignação, na busca de contribuições e com a finalidade de ver-se na sua realidade sofrida e construir um ‘quefazer’ novo, que o integre e dê forças intelectuais, morais, políticas e sociais para a superação daquela resignação. Então, o primeiro passo é a superação do medo da libertação de amarras, preceitos cegos e preconceitos legitimados socialmente. Desse modo, olhando o pensamento de Freire e por meio de pesquisa teórica e bibliográfica, nosso objetivo é verificar os conceitos próximos à educação e sexualidade e dar contribuições à formação pessoal e sexual como processo formativo que se dá a partir do que é a própria realidade individual. ,
Palavras-chave: Educação. Sociedade. Sexualidade. Freire.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

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