RESULTADO DE BUSCA
A COMUNICAÇÃO MULTIMODAL EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE REGISTROS GRÁFICOS E ESCRITOS ELABORADOS POR ESTUDANTES
Autor Principal: Willa Nayana Corrêa Almeida        Co-autores: Antonia Ediele de Freitas Coelho, João Manoel da Silva Malheiro, Odete Pacubi Baierl Teixeira
Resumo: O processo educacional apresenta várias formas de expressões que se unem em busca de um entendimento mais completo das ideias trabalhadas em sala. Sobre isso, existem dois tipos de relação entre os modos semióticos de comunicação produzidos em uma aula, são eles: a cooperação e a especialização. Deste modo, este estudo objetiva analisar as relações de comunicação multimodal presentes nos registros gráficos e escritos elaborados por estudantes de um Clube de Ciências, durante a aplicação de uma atividade experimental investigativa. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, sendo utilizada a Análise de Conteúdo para interpretação das informações levantadas. O espaço investigado é considerado um ambiente de educação não-formal destinado ao ensino, pesquisa e extensão de ações didáticas voltadas às Ciências e Matemáticas. Durante as análises realizadas, observamos que as duas formas de discursos foram usadas por grande parte dos estudantes, existindo uma relação de cooperação ou especialização entre si, na qual utilizaram a escrita e o desenho para apresentar suas ideias e demonstrar suas compreensões.,
Palavras-chave: Comunicação Multimodal. Análise de Registros. Clube de Ciências.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
20
acessos
12
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO