RESULTADO DE BUSCA
EM BUSCA DE INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ALUNOS PARTICIPANTES DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS
Autor Principal: Antonia Ediele de Freitas Coelho        Co-autores: Willa Nayana Correa Almeida, João Manoel da Silva Malheiro, Odete Pacubi Baierl Teixeira
Resumo: Esta pesquisa analisa os possíveis indicadores de Alfabetização Científica manifestados por alunos participantes de um Clube de Ciências de uma universidade federal, ao realizarem uma atividade experimental investigativa, intitulada “O problema do copo”. O grupo investigado era composto por cinco alunos com idade entre 9 e 13 anos, estudantes do ensino fundamental. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual utilizamos a videogravação como principal instrumento de investigação. A Alfabetização Científica compreende as habilidades de ação e investigação que podem ser consideradas necessárias quando se pretende construir conhecimentos a respeito de quaisquer temáticas. Nessa pesquisa, observamos que os indicadores de explicação, raciocínio lógico e raciocínio proporcional foram os que mais se destacaram, e associados aos eixos estruturantes que os qualificam se tornaram capazes de fornecer evidências de que a alfabetização científica está entre os objetivos do Clube de Ciências, permanecendo em processo de construção durante as atividades experimentais investigativas realizadas.,
Palavras-chave: Alfabetização Científica. Experimentação Investigativa. Clube de Ciências.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
17
acessos
9
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO