RESULTADO DE BUSCA
PROVINHA BRASIL: CARACTERÍSTICAS E OBJETIVOS DE SUA APLICAÇÃO
Autor Principal: Antonia Ediele de Freitas Coelho        Co-autores: Willa Nayana Correa Almeida, Edineia do Socorro Araújo da Silva, João Manoel da Silva Malheiro
Resumo: O presente artigo analisa a influência da aplicação da Provinha Brasil nas práticas pedagógicas de uma escola municipal de Castanhal-Pa. Essa avaliação externa vem sendo aplicada desde 2008 nas instituições escolares com o intuito de verificar as habilidades de leitura, interpretação e conhecimento matemático dos estudantes do segundo ano do ensino fundamental. Deste modo, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual fizemos uso da pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema, além uma entrevista audiogravada com uma professora, um gestor e uma coordenadora da instituição em que se realizou a pesquisa. Os resultados apontam que as escolas possuem acesso direto aos resultados da Provinha Brasil, tendo a oportunidade de desenvolver projetos de interferências que visem melhorar a qualidade das práticas pedagógicas desenvolvidas sempre que considerarem necessário. Além disso, apesar de ser uma avaliação de cunho quantitativo, a Provinha Brasil é capaz de auxiliar professores, coordenadores e gestores a verificar a qualidade da educação desenvolvida.,
Palavras-chave: Provinha Brasil. Qualidade de ensino. Alfabetização.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
13
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO