RESULTADO DE BUSCA
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA EM MATERIAL DIDÁTICO: UMA ANÁLISE DE TRABALHOS APRESENTADOS NO ENPEC (VII-XI)
Autor Principal: Mônica Regina Vieira Leite        Co-autores: Beatriz Salemme Corrêa Cortela , Sandra Regina Teodoro Gatti
Resumo: A História e Filosofia da Ciência (HFC) é um campo de estudo que implica em diversos benefícios para o Ensino de Ciências (EC). Porém, a falta de material didático adequado que faça uso da Nova Historiografia da Ciência (NHC), fato apontado por diversos pesquisadores, tem dificultado o ensino a partir desta abordagem. Objetivando compreender a forma e a frequência que os trabalhos de HFC se propõem a solucionar a questão da falta de material didático, foi feito um levantamento de natureza quantiqualitativa dos trabalhos apresentados nas cinco últimas edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC 2009-2017). Foram usados entre os descritores, em títulos e palavras-chave, “História e Filosofia da Ciência”, e também “Material Didático”, entre outros, no corpo do texto. Foi observado que os trabalhos abordam a questão dos materiais didáticos com uma frequência considerável, porém, pouquíssimos são aqueles que focam na elaboração dos mesmos. A maioria dos materiais analisados nas pesquisas levantadas estão fundamentados na NHC, com foco no Ensino Médio. Entre as conclusões, aponta-se a necessidade de mais pesquisas com um viés prático, que visem à elaboração de materiais fundamentados na NHC, que não se limitem apenas a textos e que sejam destinadas não só para o Ensino Básico, mas para o Superior também.,
Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência. Material Didático. Ensino de Ciências.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

Estatísticas:
11
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO