MUDANÇAS DE CONCEPÇÕES ATITUDINAIS EM ESTUDANTES ACERCA DE MODELOS DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS | |||
Autor Principal: | Anderson Bacciotti Co-autores: Matheus Ganiko-Dutra, Ana Maria de Andrade Caldeira | ||
Resumo: | As aulas práticas a respeito da construção de horta orgânica desenvolvidas na pesquisa de mestrado do primeiro autor permitiram aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes nos estudantes do Ensino Médio. O conhecimento científico sobre a produção de alimentos contextualizado para a comunidade rural protagoniza o pequeno produtor ao permitir sua alfabetização científica. O objetivo deste trabalho foi investigar o impacto do conhecimento escolar no contexto social da comunidade. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e para a coleta de dados o professor pesquisador realizou uma entrevista não estruturada. Participaram da pesquisa dois antigos estudantes que participaram da pesquisa de mestrado e que vivem com sua família na zona rural do município de Iaras/SP. Os resultados indicam que a aprendizagem do conhecimento científico envolvido na construção da horta orgânica permitiu uma mudança atitudinal dos entrevistados que migraram do modelo de agricultura convencional para o orgânico, permitindo a emancipação financeira da família e promovendo a segurança alimentar para a comunidade rural. Concluímos que o ensino escolar dos conhecimentos científicos, quando protagoniza os estudantes, permite o desenvolvimento de autonomia e pode promover a transformação social nas comunidades. , | ||
Palavras-chave: | Aulas práticas. Agricultura orgânica. Escola e comunidade. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio | |
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