EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO DIREITO: EM QUESTÃO POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DE EDUCADORES | |||
Autor Principal: | TATIANA ROCHA CRUZ | ||
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos enfrenta historicamente desafios de diversas ordens, muitos dos quais persistem, ainda mais aos que se referem às políticas públicas e à construção de projetos formativos para a Educação de Jovens e Adultos-EJA. O objeto deste estudo é a Formação Continuada de Coordenadores Pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Educação de São Luís, MA, refletida com base no pensamento de Paulo Freire, a partir de pesquisa concluída em 2017. O objetivo é apontar pontos relacionais entre a formação continuada e as práticas formativas em EJA apoiadas nos referenciais freireanos. O marco teórico está fundamentado em obras de Freire e de autores que se alinham ao seu pensamento como: Apple, Nóvoa, Ana Maria Saul, Sacristán, Mizukami et al., Gatti, entre outros. A metodologia, de abordagem qualitativa, resgata percepções dos coordenadores pedagógicos- Cps e professores, incluindo também a análise de documentos que reportam questões sobre a implementação de políticas públicas e da formação específica para essa modalidade de ensino. Dados dos resultados apontam a necessidade de desenvolver uma pedagogia democrática que possibilite transformar o pensar e o fazer; de tomar decisões consubstancialmente dialógicas, a partir da problematização da realidade e optar por uma formação permanente sustentada no compromisso ético e crítico., | ||
Palavras-chave: | Políticas e Práticas Formativas. Educação de Jovens e Adultos. Paulo Freire | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 4 - Políticas e Práticas na Educação de Jovens e Adultos | |
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