RESULTADO DE BUSCA
A PLATAFORMA FOCO APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA NA REDE ESTADUAL PAULISTA
Autor Principal: Dayane Martin Silva        Co-autores: Ana Sílvia Moço Aparício
Resumo: O presente artigo é parte de uma pesquisa mais ampla que objetiva analisar o uso da uma nova plataforma denominada “Foco Aprendizagem”, implantada em 2015 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), como ferramenta de acompanhamento das aprendizagens, do desenvolvimento de habilidades dos alunos, a partir dos resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) e da Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP), um novo programa da SEE-SP criado para um acompanhamento mais específico de observação série a série para identificar defasagens, tanto na área de Língua Portuguesa quanto de Matemática, partindo do pressuposto de que a Educação Básica tem como objetivo principal a leitura, a escrita e o cálculo. Por meio da metodologia de pesquisa Intervencionista, os dados foram coletados em uma sala de aula de 8º ano da rede pública do ABC Paulista, com a observação e o acompanhamento das intervenções de uma professora de Língua Portuguesa ao longo do ano letivo de 2016, que visava a melhoria dos resultados e índices da escola de atuação, referentes ao desenvolvimento de habilidades de leitura dos alunos. A análise dos dados revelou que o uso dessa ferramenta durante um ano contribuiu de alguma forma para a melhoria do desempenho dos alunos nesse aspecto. ,
Palavras-chave: Plataforma Foco Aprendizagem. Ensino de Língua Portuguesa. Habilidades de Leitura.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
11
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO