IMPLANTAÇÃO DO PNAIC EM SÃO PAULO: UM ESTUDO DE CASO | |||
Autor Principal: | Josi Carolina da Silva Leme Co-autores: Maria Iolanda Monteiro | ||
Resumo: | O presente artigo é resultado de pesquisa de mestrado, realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), de cunho qualitativo, referente à política pública federal Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Trata-se de um estudo de caso voltado para obter informações a respeito da formação de professores de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental de nove anos de uma escola da rede pública estadual de São Paulo. Analisou-se materiais oficiais, legislação específica, levantamento de teses e dissertações sobre política de formação docente, documento pedagógico da instituição; entrevistou-se as professoras dos três anos e suas respectivas formadoras no programa. Este trabalho está embasado teoricamente na abordagem histórico-cultural e em autores que discutem políticas educacionais de formação de professores. A análise do material coletado revela evidências de lacunas e aspectos negativos que merecem especial atenção e precisam ser revistos na implantação de políticas educacionais que preveem a formação docente com ênfase nos anos iniciais do ensino fundamental., | ||
Palavras-chave: | Política Pública. Formação de professores. Alfabetização e Letramento. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental | |
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