RESULTADO DE BUSCA
DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE VALIDAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PARA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA
Autor Principal: Larissa Aine do Nascimento        Co-autores: Rafael Gil de Castro, Marcelo Tadeu Motokane
Resumo: O objetivo deste trabalho é detalhar o processo de elaboração e validação de dois questionários com o uso de uma abordagem metodológica mista. Os questionários analisam a concepção de avaliação formativa e instrumentos avaliativos em aulas de Ciências e Biologia. O tema avaliação formativa foi escolhido devido a sua importância na democratização do ensino e conquista de autonomia por parte do aluno. Ela é vista como elemento essencial da prática pedagógica e sua forma formativa traz características dialógicas para o processo de ensino-aprendizagem. Com base nos referenciais teóricos próprios da área de Ensino de Ciências e da Educação ocorreu a formulação dos questionários para análise da concepção deste tema nos respondentes. A validação, etapa que auxilia na adequação do questionário, ocorreu segundo critérios estabelecidos na literatura e com auxílio de um grupo de pesquisa da área de Ensino de Ciências. Além disso, utilizamos de processos quantitativos a fim de analisar estatisticamente a adequabilidade dos questionários. Assim, a forma final dos questionários foi corroborada pelo uso de processos qualitativos e quantitativos. Concluímos que o processo utilizado para validação foi adequado e eficiente para mensurar o que foi proposto. Tendo em vista a importância do tema avaliação formativa propomos o uso deste instrumento diagnóstico. Pode-se, assim, elucidar as concepções de docentes em formação inicial e continuada quanto à avaliação formativa e instrumentos avaliativos em aulas de Ciências e Biologia. Este trabalho e as discussões provenientes do mesmo podem contribuir para a melhoria da qualidade da formação dos profissionais na educação. Além disso, os resultados podem também contribuir e auxiliar na proposição de intervenções mais assertivas e aplicáveis nos cursos de formação inicial e continuada.,
Palavras-chave: Formação docente inicial. Avaliação formativa. Formação continuada.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
11
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO