RESULTADO DE BUSCA
AVALIAçãO DA EDUCAçãO SUPERIOR: UMA EXPERIêNCIA COM O MODELO EMANCIPATóRIO NA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE INDAIATUBA
Autor Principal: JOSE LUIZ MARQUES        Co-autores: SILMA CARNEIRO POMPEU
Resumo: A Avaliação Institucional da Educação Superior tem ganhado destaque em discussões em função da complexidade que os assuntos relacionados a ele requerem. É ela uma preocupação constante dasInstituições de Educação Superior, tanto no que diz respeito à quantidade de indicadores por meio dos quais essas IES são avaliadas por diversos órgãos reguladores, quanto à manutenção da qualidade de ensino, pesquisa e extensão que oferecem. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência com a Autovaliação Institucional por meio do modelo emancipatório de avaliação na Fatec Indaiatuba no processo de construção e avaliação do seu Plano de Desenvolvimento Institucional. A fundamentação teórica foi desenvolvida por meio de dois campos teóricos: o da Avaliação Institucional (DIAS SOBRINHO,2017) e o da Avaliação Emancipatória (SAUL,2005). A metodologia se deu pela construção coletiva do processo de autoavaliação, das reflexões sobre os pontos fortes e fracos da Instituição e pela proposição de ações corretivas em um evento Unidade de Ensino: O PDI. A visão coletiva se construiu na práxis, pelo empoderamento de representantes dos segmentos interessados na IES, que se empenharam em diagnosticar as forças e as fraquezas da instituição e juntos planejaram as ações necessárias ao cumprimento do PDI, em um movimento de responsabilidade compartilhada pela qual estabeleceram metas e identificaram indivíduos responsáveis e comprometidos com o cumprimento dessas metas estipuladas no plano. ,
Palavras-chave: Palavras-chave: Educação Superior. Avaliação Institucional. Paradigma Emancipatório
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 5 - Políticas e Práticas no Ensino Superior

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