RESULTADO DE BUSCA
ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM CIDADES PERTENCENTES À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO-SÃO CARLOS
Autor Principal: Clairen Angélica Santiago Lima        Co-autores: Rosemeire de Araújo Rangni
Resumo: Os alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) estão no público alvo da Educação Especial com direitos ao atendimento educacional especializado. Este estudo objetivou Levantar o número total de matrículas na Educação Básica, das cidades pertencentes à Diretoria de Ensino Região-São Carlos, no período de 2014 a 2018, disponibilizados no Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Anísio Teixeira (INEP) e buscar e analisar os índices de matrículas de alunos com altas habilidades/superdotação por município da Diretoria de Ensino Região-São Carlos. A pesquisa foi de cunho documental, com análise quantitativa e quantitativa. As buscas ocorreram no site do INEP. Como resultados, constatou-se que os municípios da Diretoria de Ensino Região-São Carlos tiveram um decréscimo populacional de matrículas, com exceção do município de Itirapina no período temporal do estudo. A cidade de São Carlos, por ser a mais populosa, seus índices de alunos com AH/SD atingiram 0,4%, distante dos 3% mínimos recomendados por especialistas e literatura pertinente a área. Também, verificou-se que houve municípios pesquisados sem matrículas de alunos com AH/SD nos anos pesquisados. ,
Palavras-chave: Altas Habilidades/superdotação. Censo Escolar. Diretoria de Ensino Região-São Carlos.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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