RESULTADO DE BUSCA
O RACISMO E SUAS PRáTICAS LEGITIMADORAS NO AMBIENTE ESCOLAR
Autor Principal: Cibele Aparecida Cardoso Mendonca
Resumo: O pensamento eugênico esteve muito presente no Brasil principalmente no final do século XIX e início do século XX. A escola ao se tornar gratuita e expandir o acesso a todos os brasileiros, destacou o caráter selecionador e segregador, além de que o fracasso escolar ficou cada vez mais evidente na escola brasileira. Este trabalho versa sobre a Eugênia, fracasso escolar e práticas de seleção e segregação racial no Brasil. O objetivo principal é contextualizar como a o movimento Eugênico brasileiro ganhou força e verificar sua influência nas práticas de seleção e segregação na escola brasileira. A metodologia escolhida foi revisão bibliográfica sobre o tema proposto, onde foram utilizados artigos científicos e livros que abordam o referido assunto. Como resultado foi constado que o movimento Eugênico brasileiro influenciou a seleção e segregação escolar e serviu como recurso legitimador do fracasso escolar nas escolas brasileiras,
Palavras-chave: Eugenia. Fracasso Escolar. Segregação Racial.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 9 - Educação, Interculturalidade e Movimentos Sociais

Estatísticas:
7
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO