RESULTADO DE BUSCA
FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL DE PROFESSORES DE JAPONÊS/LE NO CONTEXTO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
Autor Principal: Isabella Hoglhammer Secone
Resumo: O presente projeto foi desenvolvido e executado no âmbito de um Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP), na FCL-Assis. A inquietação que o originou residiu na compreensão dos processos de ensinar e aprender pelos quais passam alunos e professores dos cursos de japonês oferecidos no CLDP. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizamos a metodologia qualitativa, mais especificamente um estudo de caso. De acordo com Telles (2002), o estudo de caso configura-se como uma pesquisa em que o professor-pesquisador deseja enfocar um determinado evento pedagógico, componente ou fenômeno relativo à sua prática profissional, e tem como objetivos a descrição e explicação de um fenômeno único, isolado e pertencente a um determinado grupo ou classe. (p. 108). Também para Chizzotti, o estudo de caso é importante pois os problemas originários de classe, gênero, etnias, trazem novas questões teórico-metodológicas aos estudos qualitativos (2003). Referente à utilização do estudo de caso especificamente voltado para o âmbito educacional, buscamos no texto de Marli André (2013) o histórico desse tipo de pesquisa e como ele vem sendo manuseado desde 1980 até a atualidade. De acordo com André, o avanço das pesquisas qualitativas serviu para mostrar aos pesquisadores que a metodologia qualitativa é tão importante quanto sua predecessora, a metodologia quantitativa. Infelizmente, em um passado não tão distante, a metodologia qualitativa e suas pesquisas não eram consideradas válidas, por serem tidas como “menos experimentais, portanto menos científicas” (ANDRÉ, 2013, p. 97). Para o projeto, foram elaborados questionários e entrevistas, com o intuito de averiguar os processos de ensino/aprendizagem pelos quais passam os alunos e professores de japonês do CLDP.,
Palavras-chave: Ensino/Aprendizagem de Língua Japonesa; Língua Estrangeira; Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

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