RESULTADO DE BUSCA
O "RECREIO ESCOLAR" COMO ESPAçO-TEMPO PARA O BRINCAR LIVRE NA EDUCAçãO INFANTIL
Autor Principal: Maria Elisa Nicolielo        Co-autores: Aline Sommerhalder, Heliny de Carvalho Maximo, Deise Aparecida Malta
Resumo: O artigo origina-se de um trabalho de conclusão de créditos em nível de pós-graduação realizado no recreio de uma instituição de Educação Infantil como proposta de uma disciplina ofertada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. A partir do questionamento: Que oportunidades e condições são ofertadas para enriquecer a brincadeira durante o recreio? O estudo objetivou identificar e refletir sobre as brincadeiras de uma turma de crianças durante o recreio na Educação Infantil. De abordagem qualitativa, a pesquisa teve observação participante, com registros em diários de campo, das brincadeiras vivenciadas por quatro meninas de 5 anos de idade durante o recreio. Realizou-se a discussão na perspectiva qualitativa, à luz do referencial teórico. Dentre os resultados foi revelado que os brinquedos industrializados ou objetos do cotidiano foram importantes para as brincadeiras dessas crianças durante esse tempo e espaço da rotina escolar na Educação Infantil. Desse modo, destaca-se a necessária atenção pedagógica para as vivências no recreio e na disponibilização de objetos lúdicos, a fim de oportunizar enriquecimento das experiências das crianças durante o brincar livre. ,
Palavras-chave: Educação Infantil. Brincar. Crianças de primeira infância.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

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