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HONESTIDADE: UM VALOR MORAL A SER CONSTRUíDO E APRENDIDO NA ESCOLA
Autor Principal: Patricia Elisabeth Ferreira        Co-autores: Rita Melissa Lepre
Resumo: As mazelas que vemos no mundo, dos infortúnios domésticos à corrupção nos mais diversos níveis, são sequelas do desequilíbrio refletido pela inversão de valores e/ou mesmo pela falta deles. É por esse motivo que falar em educação moral e em desenvolvimento da autonomia se torna urgente nos dias atuais. Este artigo é síntese de uma pesquisa sobre o valor moral da honestidade, realizada com 24 crianças do 3º ano do ensino fundamental, de uma escola pública localizada no interior paulista. A metodologia utilizada esteve sistematizada nos fundamentos da pesquisa-intervenção, com abordagem qualitativa, com a intenção de se responder o problema de pesquisa desta investigação: Como a Educação Moral pode ser trabalhada em sala de aula, com educandos do 3º ano do Ensino Fundamental, com ênfase no valor humano honestidade, de maneira afetiva contribuindo para o desenvolvimento da moralidade? O objetivo primordial deste estudo foi investigar, em uma perspectiva psicogenética, como desenvolver o valor moral da honestidade com crianças entre 8 e 10 anos, respeitando as especificidades da infância, contribuindo para a construção e aprendizado desse valor de forma lúdica, reflexiva e com vistas à formação da moralidade autônoma. Observamos que ao final da pesquisa as expressões de juízo moral demonstraram raciocínio elevado de percepção, discernimento, equilíbrio e consciência mais elevada de autonomia frente aos dilemas morais apresentados, sempre exercitando a cooperação, a justiça, a empatia e a cidadania.,
Palavras-chave: Moralidade. Programa de intervenção. Aprendizagem.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

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