RESULTADO DE BUSCA
EDUCAÇÃO DO CAMPO: A REPRESENTATIVIDADE DA MULHER NO MATERIAL DIDÁTICO DO PNLD/CAMPO
Autor Principal: VITOR MACHADO        Co-autores: Karla Aparecida de Ataíde Ravaneli
Resumo: O objetivo deste trabalho foi compreender como a mulher do campo tem sido retratada no livro didático voltado para as escolas do campo. Tal livro é a Coleção Novo Girassol: Saberes e Fazeres do Campo (MARES; ALMEIDA, 2014), que está proposto no Plano Nacional do Livro Didático Campo (PNLD Campo) (BRASIL, 2016), para serem adotados no 5º ano do ensino fundamental, pela área de Ciências Humanas (História e Geografia). O PNLD Campo (BRASIL, 2016) é um guia publicado pelo Ministério da Educação, com o intuito de definir os materiais didáticos a serem utilizados em Escolas do Campo, para os anos iniciais do ensino fundamental. Daí a importância de discutirmos neste trabalho a questão da representatividade da mulher e a existência de sexismo nos livros didáticos, particularmente, aqueles utilizados nas Escolas do Campo, em todo território nacional. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, de caráter quanti-qualitativa, utilizamos como metodologia de pesquisa a análise de conteúdo desenvolvida por BARDIN (2011). De acordo com os resultados da pesquisa, pudemos constatar que questões como a identidade de gênero, orientação sexual e a luta das mulheres, são completamente ocultas do currículo escolar.,
Palavras-chave: Educação do Campo. Mulher. PNLD.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 9 - Educação, Interculturalidade e Movimentos Sociais

Estatísticas:
9
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO