CARREIRA DOCENTE E EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO NA GRADUAÇÃO | |||
Autor Principal: | Marta Fernandes Garcia Co-autores: Maria Cláudia Silva Batista | ||
Resumo: | Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa desenvolvida em um dos campi do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) que buscou analisar a trajetória acadêmica dos alunos de um curso de Licenciatura em Física. Neste texto, discute-se o perfil dos ingressantes desse curso, bem como as experiências de formação que têm contribuído, na visão dos estudantes, para o início do desenvolvimento profissional docente. Ainda, é analisado o desejo expresso pelos alunos quanto à atuação profissional após a finalização do curso. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários com questões abertas e fechadas. Os dados foram submetidos à análise categorial temática e à estatística descritiva. Os resultados revelam, entre outros, que a maioria dos alunos é proveniente de escolas públicas de ensino médio, possui pais com grau de escolaridade baixo ou médio, não trabalha, mora relativamente perto do campus com pais e/ou parentes e possui renda familiar de até 3 salários mínimos. Quanto às experiências de formação, os alunos valorizam, sobretudo, aquelas em que atuam no papel de professor, bem como seminários e experimentos. Ainda, mais da metade dos alunos pretendem lecionar após se formar., | ||
Palavras-chave: | Formação pedagógica; Carreira docente; Física | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada | |
Estatísticas: | 11 acessos |
8 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!