RESULTADO DE BUSCA
A PERCEPçãO DOS ESTUDANTES SOBRE O ENTORNO ESCOLAR A PARTIR DA METODOLOGIA PEIR
Autor Principal: Wilson Antonio Lopes de Moura        Co-autores: Luiz Antonio Daniel
Resumo: Nas últimas décadas diversos estudos têm discutido o uso de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável para o acompanhamento de políticas públicas que busquem reduzir os problemas socioambientais presentes na sociedade. O ambiente escolar proporciona momentos em que essa discussão pode ser levada para os estudantes de forma interdisciplinar e que gere por parte deles um engajamento na participação nesse processo de resolução dos desafios. O objetivo deste trabalho é o de discutir quais são as percepções dos estudantes sobre problemas presentes no entorno escolar utilizando a metodologia PEIR. Como parte do procedimento metodológico foi utilizado essencialmente o estudo do meio associado à produção de um Modelo PEIR do entorno escolar, dentro de uma Pesquisa Ação desenvolvida com estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental da cidade de Charqueada/SP. A coleta de dados utilizada para a discussão se baseou em questionários e entrevistas realizadas com os participantes ao longo da pesquisa. Os resultados demonstram que a utilização de estudos do meio e da produção de um Modelo PEIR com os estudantes são de grande relevância para educação básica pois auxiliam na conscientização dos estudantes sobre as questões socioambientais presentes no entorno escolar. ,
Palavras-chave: Ensino das Ciências Ambientais, Modelo PEIR, Estudo do meio
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
11
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO