RESULTADO DE BUSCA
ENSINO DE SENTENÇAS PARA USUÁRIOS DE IMPLANTE COCLEAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autor Principal: Maria Fernanda Cazo Alvarez        Co-autores: Karina Orzari do Nascimento, Ana Cláudia Moreira Almeida-Verdu, Anderson Jonas das Neves
Resumo: Crianças com implante coclear (IC) podem adquirir habilidades auditivas e expressivas, de unidades linguísticas mais simples até as mais complexas, por meio de estratégias e condições de ensino estabelecidas providas na reabilitação auditiva. O presente trabalho realizou uma revisão da literatura sobre o ensino de habilidades auditivas e expressivas complexas, envolvendo sentenças, para crianças com IC. Os estudos foram buscados nas bases de dados Scopus e PubMed, e analisados a partir dos objetivos, procedimentos de ensino, delineamento e características dos participantes. Os estudos encontrados abrangeram a avaliação e o ensino das habilidades verbais mais complexas, bem como intervenções em habilidades motoras e memória de trabalho. Houve uma prevalência de estudos (64% dos selecionados) que priorizaram as habilidades auditivas. O ensino de habilidades expressivas envolvendo produção da fala foi abordado em 21% dos estudos selecionados, sendo mais frequente o procedimento de ensino sistemático por computador para adultos com deficiência auditiva pós-lingual. Os resultados indicam a necessidade de mais pesquisas que tratem de procedimentos de ensino sistemático para o desenvolvimento da linguagem oral em pessoas com IC.,
Palavras-chave: Implante coclear, ensino, sentenças
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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