APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: O QUE FUNDAMENTA A AÇÃO DOCENTE | |||
Autor Principal: | Emiliana Abade Co-autores: Ana Cláudia Freitas de Oliveira, Jeferson Luz Bona, Marcelo Martins Bueno, Maria de Fátima Ramos de Andrade | ||
Resumo: | O presente estudo apresenta uma investigação realizada com professores que atuam na Educação Básica. A intenção da pesquisa foi analisar como os professores aprendem a ensinar e como concebem as suas práticas. Para realização do estudo, professores que atuam numa escola pública responderam a um questionário com perguntas fechadas e abertas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e os dados gerados foram analisados a partir dos estudos abordados por Mizukami (1986) e Shulman (2014). Concluímos com o estudo que as respostas dos professores estavam mais próximas de uma concepção de aprendizagem interacionista. A maioria valoriza o diálogo como aspecto importante no processo educacional e ressalta a importância da formação continuada como elemento necessário para o desenvolvimento profissional docente., | ||
Palavras-chave: | Formação continuada. Relação teoria e prática. Aprendizagem da docência. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada | |
Estatísticas: | 34 acessos |
23 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!