RESULTADO DE BUSCA
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ACERCA DE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NO BRASIL
Autor Principal: Flavio Augusto Leite Taveira        Co-autores: Ana Lúcia Braz Dias, Deise Aparecida Peralta
Resumo: Partindo da premissa da existência de diversidade com relação a gênero e sexualidade entre estudantes, argumentamos que o desafio a heteronormatividade e imposição de identidades seja mais um fator que deverá ser levado em consideração ao se planejar o processo de ensino-aprendizagem em matemática. O artigo se posta a compreender como a Matemática influi em questões de Diversidade Sexual e de Gênero. A discussão teórica se dá com base no trabalho de Butler, Walkerdine e Scott, entre outras(os). A metodologia utilizada foi a de revisão sistemática do banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no banco de dados SciELO. Como resultado, afirmamos não haver produção científica originada na comunidade de Educadores Matemáticos no Brasil que busque tratar questões da Diversidade Sexual e a Diversidade de Gênero. Ademais, ressaltamos que a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil prevê, entre as competências e habilidade que a criança deverá aprender nos três primeiros estágios de vida e início de sua escolarização há uma ênfase em classificação, seriação e categorização, atividades que modelam o pensamento humano a escolher padrões e normas e estabelecer medidas em comparação a estes. Alertamos finalmente para o perigo de que tais hábitos se estendam para as relações humanas e perpetuem a violência contra indivíduos que não se enquadrem na norma, nesse caso, a heterosexualidade ou papéis tradicionais de gênero. Finalizamos o texto defendendo que tal exercício corrobora com uma Educação Matemática mais diversa, democrática, acessível e que preze cada vez mais pela igualdade e pela equidade nas políticas e nos processos que a constitui enquanto campo científico, teórico e prático.,
Palavras-chave: Diversidade Sexual. Diversidade de Gênero. Educação Matemática.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 11 - Profissão Docente e compromisso sociopolítico

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