RESULTADO DE BUSCA
CONCEPÇÃO DE ALUNOS SOBRE O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MOVIMENTOS DA TERRA NO CONTEXTO DO "PROJETO CARONTE"
Autor Principal: Rodolfo Fortunato de Oliveira        Co-autores: Henry Charles Albert David Naidoo de Mendonça Brandão, Rodolfo Langhi, Thaís Cristina Rodrigues Tezani
Resumo: A presente pesquisa é o recorte de um trabalho mais amplo, que foi aplicado com alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Lençóis Paulista – SP. Buscou-se, a partir da aplicação de um questionário online, analisar a concepção dos discentes diante do uso dos recursos didáticos utilizados pela docente e também o ensino de astronomia. Na sequência, foi realizado uma aula para explicar os movimentos que a Terra realiza com o uso do objeto digital de aprendizagem “Projeto Caronte”. No final da prática, foi desenvolvido, juntamente com os alunos, um texto resumo sobre os movimentos da Terra. Os resultados obtidos por meio do questionário inicial foram analisados e organizados, cujas discussões partem dos referenciais teóricos que embasam nossos estudos. A partir dos dados, ficou evidente que o ensino de astronomia ainda não é trabalhado de forma eficaz já que os alunos não sabiam o nome dos (dois principais) movimentos da Terra e que o professor ainda se limita ao uso de recursos tecnológicos, fazendo maior uso de recursos ditos como tradicionais. Portanto, se faz necessário a inserção efetiva de conteúdos de astronomia no contexto escolar, além de se repensar a formação do professor, considerando as falhas de conteúdos.,
Palavras-chave: Objetos Digitais de Aprendizagem. Ensino de Astronomia. Movimentos de rotação e translação.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação

Estatísticas:
15
acessos
10
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO