RESULTADO DE BUSCA
METODOLOGIAS ATIVAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA INTERFACE EM BUSCA DA INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Autor Principal: FABIANA ANDREA BARBOSA KASTELIJNS        Co-autores: Gabriela Rodrigues de Sousa
Resumo: Este trabalho objetivou discutir e refletir a respeito da necessidade de investimento na formação de professores capazes de romperem com uma ótica verticalizada das relações que se estabelecem em sala de aula, entre alunos, professores e conhecimento, apresentando como uma possibilidade a utilização de metodologias ativas de aprendizagem, consideradas inovadoras. Nesta pesquisa optou-se por abordar duas: a Aprendizagem baseada em Problemas (PBL) e a Aprendizagem baseada em Projetos (ABP), apresentando-as como possibilidades de metodologias ativas aplicáveis para diferentes níveis de ensino, utilizando-se das obras de Fagundes; Sato e Maçada (1999), Barbosa e Moura (2013) e Moran (2018). Dentre os desafios que a escola enfrenta na atualidade, tais como a transformação da sociedade e a grande facilidade de acesso ao conhecimento, está a necessidade de ressignificar e transformar as práticas educativas e o presente trabalho traz as metodologias ativas como uma possibilidade de mudança. Assim objetivou-se entender como essa opção metodológica é capaz de reorientar e reorganizar as práticas pedagógicas em sala de aula, desde a formação inicial, resultando em uma mudança nas concepções que permeiam a prática docente. Utilizando as obras de Veiga (2001; 2008), Vasconcellos (2014) e Pacheco (2014) buscou-se compreender, em que medida a formação de professores precisa ser repensada para romper com um paradigma já engendrado nas Universidades que é o da verticalização das relações tendo o foco do processo nos professores e desconsiderando a autonomia, a participação e a pesquisa dos sujeitos envolvidos, fato que contribui, também, para que práticas mais ativas não cheguem às escolas. ,
Palavras-chave: Metodologias ativas. Formação de professores. Prática docente.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
9
acessos
4
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO