RESULTADO DE BUSCA
CONCEPÇÕES E SENTIMENTOS DOS PROFESSORES QUE ATUAM COM ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Autor Principal: Jéssica Fernanda Lopes        Co-autores: Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Resumo: Todas as crianças possuem o direito fundamental à educação, assim como, a oportunidade de atingir e manter o patamar de aprendizagem considerado adequado, independentemente de suas características individuais. Mas tal direito, esbarra na formação e concepções dos professores sobre a Educação Inclusiva. Nesse sentido, objetivou-se com este estudo: identificar as concepções sobre a inclusão escolar e os sentimentos dos professores que atuam com alunos público alvo da Educação Especial. Participaram do estudo 33 professores da Rede Municipal de Educação, sendo que os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada, previamente agendada e realizada nas dependências da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Os dados foram analisados a partir da abordagem qualitativa. De acordo com os resultados, embora os professores estejam satisfeitos com seu trabalho, este estudo aponta para algumas fragilidades na formação docente, como a falta de conhecimento e clareza quanto ao processo de inclusão escolar, além das condições de trabalho que ainda estão distante do ideal, bem como do fator tempo para estudos e planejamentos, de modo que seja possível o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas de qualidade e efetivas. ,
Palavras-chave: Inclusão Educacional. Formação de Professores. Educação Especial.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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