RESULTADO DE BUSCA
BLOG E HEUTAGOGIA DOCENTE: NOS CAMINHOS DA CIDADANIA DIGITAL?
Autor Principal: Monica Erika Pardin Steinert         Co-autores: Maria Paula Paulino Ramos Castro Pinto
Resumo: A sociedade atual embalada pela fluidez, qual seja nas relações, no consumo, no agir, na tecnologia ou na imbricação de todos, assinala que a solidez das certezas se liquefez (e liquefaz) para todos, principalmente na escola. À guisa de reflexão, este pensamento conclama a agir dinamicamente em tempos de modernidade líquida, excepcionalmente no que tange a formação docente para lidar com recursos e tecnologias digitais no ambiente pedagógico. Mas a formação docente voltada para a aquisição de conhecimentos relacionados com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e sua implementação, perpassa complexas circunstâncias de carência, insuficiência e exclusão que perigosamente redundam em fissuras digitais. Essas fissuras digitais grassam a escola criando antagonismos com a ascensão da preconizada competência da Cultura Digital, consoante à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste sentido, este trabalho apresenta o blog como um ambiente de ensino-aprendizagem, heutagógico no sentido de propor reflexões sobre a necessidade de ressignificação contínua da práxis pedagógica, inerente aos cenários modernos regidos pela fluidez.
Palavras-chave: Ciências da natureza. Didática. Formação continuada.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação

Estatísticas:
10
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO