RESULTADO DE BUSCA
FORMAÇÃO CONTINUADA: LIMITES E POSSIBILIDADES
Autor Principal: NATHALIA MARTINS        Co-autores: Sandra Aparecida Pires Franco, Adrielly Rocateli
Resumo: Objetiva-se com este artigo compreender em que medida um Curso de Especialização lato sensu de uma universidade Estadual do norte do Paraná pode colaborar com a formação continuada de professores. Nesse sentido, foi necessário considerar para tal análise as interfaces da sociedade capitalista sobre este fenômeno. Desta maneira, a pesquisa apresenta uma abordagem crítico-dialética, de delineamento qualitativo. Para a produção de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada com os pós-graduandos, tendo em vista a análise norteada pela categoria marxiana conteúdo e forma. Os resultados apontaram que em alguns momentos a categoria conteúdo é mais explorada colocando em detrimento a forma. Assim, com essa pesquisa espera-se contribuir para a reflexão das possibilidades que orientam a Formação Continuada tendo em vista a apropriação do conhecimento para as ações futuras dos pós-graduandos, compreendendo a prática pedagógica como prática social, em que o ponto de partida e chegada é a realidade concreta e que ao unir conteúdo e forma nos processos de ensino e de aprendizagem busca-se retornar à realidade social para uma prática consciente. ,
Palavras-chave: Formação Continuada. Ensino Superior. Práxis Pedagógica.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

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