GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: LIMITES E POSSIBILIDADES | |||
Autor Principal: | Raquel L Calobrizi Carrozza Co-autores: Ruth de Souza Antonio Pires, Marcos Vinicius Marques, Ana Keila Zanin de Oliveira, Monia Carolina Virgilio | ||
Resumo: | Esta investigação teve como foco analisar a autonomia pedagógica de uma escola municipal do interior paulista. A pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória em campo, teve como objetivo investigar o nível de envolvimento e decisão coletiva em questões pedagógicas, bem como suas limitações e possibilidades, tendo em vista um planejamento participativo e autônomo que culmine na construção da identidade da escola. O levantamento foi feito por meio de entrevistas e observações, e mostrou a ausência de um planejamento participativo e pouco envolvimento da comunidade escolar na gestão da escola, além de uma gestão centralizada da Secretaria de Educação do município, comprometendo, dessa forma, a autonomia pedagógica da instituição. Concluiu-se que a exigência legal é insuficiente para garantir a concretização do modelo democrático de gestão, e, portanto, é necessário e urgente uma mudança de paradigmas e de práticas para a efetivação de novos processos de organização e gestão, como a otimização dos mecanismos de participação existentes e não ativos., | ||
Palavras-chave: | Educação. Gestão Democrática. Autonomia Pedagógica. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental | |
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