RESULTADO DE BUSCA
EDUCAçãO INCLUSIVA E FORMAçãO INICIAL DE PROFESSORES
Autor Principal: Fernanda Vilhena Mafra Bazon        Co-autores: Elaine Gomes Matheus Furlan, Daniele Lozano, Paulo Cezar de Faria, Claudia Gomes
Resumo: A Educação Inclusiva é um tema que vem sendo discutido em diversos âmbitos de nossa sociedade nas últimas décadas, principalmente a partir de 1990. Um dos components essenciais dessa discussão é a formação de professores para atuar com a diversidade dos alunos. Sendo assim, essa pesquisa buscou analisar a formação de licenciandos em cursos de licenciatura em Química, Física e Ciências Biológicas de duas universidades federais da região Sudeste do Brasil. Foi utilizada a abordagem qualitativa, contando com a participação de 36 discentes que responderam a um instrumento de auto preenchimento com questões abertas e fechadas que tratavam do processo inclusivo e do entendimento dos mesmsos sobre seu processo formativo. Os dados foram analisados à luz da Teoria Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica que compos o referencial teórico do estudo. Os resultados mostram que apesar dos avanços normativos e educacionais existem grandes desafios na formação docente quando pensamos no atendimento aos alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais (NEE). Notamos que os licenciandos ainda tem dificuldade em enteder o processo inclusivo como parte do cotidiano da escola, fazendo com que os professores tenham uma co-responsabilidade para a efetivação deste processo. Além disso, vale ressaltar que as instituições analisadas precisam se voltar, de forma crítica, para o entendimento da realidade concreta e das desigualdades que permeiam a educação atual, tendo em vista que muitas vezes a formação inicial pode pensar a escola como um cenário ideal, não levando em consideração a diversidade dos alunos presentes na educação básica e suas necessidades específicas.,
Palavras-chave: Formação de professores. Inclusão. Políticas Educacionais.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
16
acessos
10
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO