RESULTADO DE BUSCA
BRINCAR HEURÍSTICO E BRINCAR TELÚRICO: CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor Principal: Suselaine Ap. Zaniolo Mascioli        Co-autores: Salete Rosemara Gazola
Resumo: Este estudo teve como tema o brincar Heurístico por meio do brincar do Telúrico, vertentes que devem estar presentes no cotidiano da primeira etapa da Educação Básica. A primeira está intimamente ligada ao brincar pela descoberta, livre e espontânea, enquanto a segunda diz respeito ao brincar de construir brinquedos por meio dos elementos da natureza. Considerando-se o brincar imprescindível para o desenvolvimento de habilidades infantis desde a mais tenra idade e apoiado na Teoria Histórico-Cultural, este estudo defende ainda, que o professor pode enriquecer tais vertentes, assim como o desenvolvimento de habilidades infantis, por meio de mediações pedagógicas desenvolvidas durante os episódios lúdicos. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Teve por objetivos analisar as possibilidades e contribuições do brincar Heurístico com elementos advindos da natureza para o desenvolvimento de habilidades infantis, assim como, refletir sobre o papel do pedagogo como mediador da criança/natureza por meio do lúdico. Constatou-se que à medida em que ocorre o avanço da criança nas etapas da escolaridade, os espaços e o tempo para o brincar vão sendo diminuídos. Faz-se necessário a compreensão, a percepção de que a criança necessita de condições adequadas para progredir, avançar e tornar-se um adulto responsável, feliz e crítico. Neste sentido, defende-se aqui, que seja feita uma reflexão por parte dos professores, sobre como estão agindo em relação ao brincar, à criança e o seu contato com a natureza.,
Palavras-chave: Educação Infantil. Brincar Heurístico. Brincar Telúrico.Mediação.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

Estatísticas:
13
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO