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DOTAÇÃO E TALENTO: COMPARAÇÃO DAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Autor Principal: Jéssica Fernanda Lopes        Co-autores: Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Resumo: Dotação e Talento correspondem a uma especificidade da Educação Especial. Pesquisas indicam que dificilmente este tema é abordado na formação inicial e continuada de professores. Sendo assim, delineou-se enquanto objetivo deste estudo: elaborar, aplicar e avaliar um programa de formação continuada para professores, realizando-o em duas modalidades (presencial e a distância), posteriormente, comparando-os. O Programa teve carga horária de 52 horas, delimitou-se como conteúdo programático: a) Marcos: legal, histórico e conceitual sobre Dotação e Talento; b) Caracterização dos alunos com Dotação e Talento; c) Identificação e Atendimento Educacional Especializado; d) Escolarização de alunos com Dotação e Talento e prática pedagógica; e) Criatividade e produção do Plano de Ensino Individualizado. Antes do início do curso os participantes responderam a um instrumento (pré-teste), sobre o conteúdo do curso, ao término da formação o mesmo instrumento foi respondido novamente (pós-teste). Como principal resultado o estudo demonstrou que não houve diferença significativa entre os desempenhos das turmas presencial e EaD quando comparadas, no que se refere aos conteúdos abordados. No entanto, houve significância estatística quando comparado o desempenho de cada uma das turmas, delas com elas mesmas, antes e depois de passarem pelo Programa de Formação Continuada. ,
Palavras-chave: Dotação e Talento. Formação de Professores. Educação Especial
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

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