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A PROPOSTA DE ATUALIZAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA EM RELAÇÃO À INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR
Autor Principal: Amabriane da Silva Oliveira Shimite        Co-autores: Nilson Rogério da SIlva
Resumo: O trabalho tem por objetivo problematizar as discussões a respeito da atualização da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva, em relação à inclusão no ensino superior. Trata-se de um estudo documental da Política de Educação Especial na perspectiva inclusiva, da proposta de atualização da Política de Educação Especial iniciada no ano de 2018 e do documento elaborado em Maio de 2018, pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (Leped) . Nesse sentido, o fato do difícil ingresso ao ensino superior, desde a colonização, o império e a proclamação da república, destaca a base em que foram desenvolvidas as universidades no Brasil. Por meio de legislações, de programas governamentais e de ações de algumas universidades foram criados trajetos para a promoção de ambientes inclusivos no ensino superior. Nesse cenário estão as propostas de atualização da Política Nacional de Educação Especial, com a retirada da perspectiva inclusiva. A ineficiência das ações de inclusão em âmbitos da sociedade é o principal argumento para a atualização da política, sendo necessárias discussões com os diferentes meios sociais, entre eles os de ensino, para a reflexão sobre o que essa compreende por diversidade e, principalmente, a respeito dos direitos humanos. Sendo assim, torna-se imprescindível a reflexão proposta no presente trabalho, no sentido de avaliar se tais avanços e atualizações são benéficas às pessoas com deficiência.,
Palavras-chave: Política Nacional de Educação Especial. Ensino superior. Deficiência.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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