RESULTADO DE BUSCA
VOZES E PERCEPÇÕES DE MULHERES EDUCANDAS DA EJA: EM FOCO LEITURA, ESCRITA E CIDADANIA
Autor Principal: Taís Aparecida de Moura
Resumo: Este trabalho é fruto de uma pesquisa desenvolvida com três mulheres que retomaram os estudos fora da idade regular e estão cursando o Ciclo I do Ensino Fundamental, em uma escola pública do interior paulista. Para tanto, o objetivo geral foi identificar como a aquisição da leitura e da escrita promove a cidadania na perspectiva das educandas da EJA, considerando as narrativas de suas histórias de vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada em entrevista e história de vida das participantes. Neste estudo, buscamos olhar para a aprendizagem da leitura e da escrita e os resultados relevaram que as concepções de leitura, escrita e cidadania se aproximam nas vozes e percepções de três educandas, reconhecendo nesse contexto que ler e escrever são atos que libertam e humanizam as pessoas, para tornarem-se sujeitos mais conscientes de sua condição de ser e estar no mundo; sujeito que não apenas faz a leitura do mesmo, mas que é capaz de transformá-lo. ,
Palavras-chave: Leitura. Escrita. Cidadania.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 4 - Políticas e Práticas na Educação de Jovens e Adultos

Estatísticas:
6
acessos
5
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO