RESULTADO DE BUSCA
INOVAçãO EDUCACIONAL: REFLEXõES E POSSIBILIDADES
Autor Principal: ELDER SIDNEY SAGGIORO        Co-autores: THAIS BENETTI DE OLIVEIRA
Resumo: A proposta de um ensino mais rico, plural, flexível e híbrido é alvo de muitas pesquisas na área da Educação cujo objetivo é transformar a escola em decorrência das transformações da sociedade. Nos últimos anos, tem havido uma ênfase em combinar metodologias ativas em contextos híbridos, que unam as vantagens das metodologias indutivas e das metodologias dedutivas. Isso posto, a proposta dessa pesquisa teve como foco investigar e problematizar elementos que constituem escolas caracterizadas como inovadoras. Para tanto, algumas questões são consideradas fulcrais: O que se entende pela denominação inovadora ? Quais metodologias utilizam? Qual é o papel do professor? Em que medida essas práticas podem ser estendidas para demais escolas? Para respondê-las, fez-se uma análise da bibliografia disponível a respeito destas instituições. Destacou-se a presença de metodologias ativas de ensino aprendizagem nestas escolas, bem como a necessidade de os docentes estarem abertos e preparados para utilizarem tais estratégias. Para que a inovação seja possível, não se trata de reproduzir modelos, mas propor situações para refletir, adaptar e criar ações a serem utilizadas conforme a realidade de cada escola e professor. ,
Palavras-chave: Inovação Educacional. Metodologias Ativas. Formação docente.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
17
acessos
10
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO