INOVAçãO EDUCACIONAL: REFLEXõES E POSSIBILIDADES | |||
Autor Principal: | ELDER SIDNEY SAGGIORO Co-autores: THAIS BENETTI DE OLIVEIRA | ||
Resumo: | A proposta de um ensino mais rico, plural, flexível e híbrido é alvo de muitas pesquisas na área da Educação cujo objetivo é transformar a escola em decorrência das transformações da sociedade. Nos últimos anos, tem havido uma ênfase em combinar metodologias ativas em contextos híbridos, que unam as vantagens das metodologias indutivas e das metodologias dedutivas. Isso posto, a proposta dessa pesquisa teve como foco investigar e problematizar elementos que constituem escolas caracterizadas como inovadoras. Para tanto, algumas questões são consideradas fulcrais: O que se entende pela denominação inovadora ? Quais metodologias utilizam? Qual é o papel do professor? Em que medida essas práticas podem ser estendidas para demais escolas? Para respondê-las, fez-se uma análise da bibliografia disponível a respeito destas instituições. Destacou-se a presença de metodologias ativas de ensino aprendizagem nestas escolas, bem como a necessidade de os docentes estarem abertos e preparados para utilizarem tais estratégias. Para que a inovação seja possível, não se trata de reproduzir modelos, mas propor situações para refletir, adaptar e criar ações a serem utilizadas conforme a realidade de cada escola e professor. , | ||
Palavras-chave: | Inovação Educacional. Metodologias Ativas. Formação docente. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada | |
Estatísticas: | 17 acessos |
10 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!