RESULTADO DE BUSCA
O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFSP-CÂMPUS BIRIGUI: UMA ANÁLISE DO PÚBLICO-ALVO NÃO REVELADO
Autor Principal: Daniela Galera Castilho        Co-autores: Marcos Vinicius Francisco
Resumo: Com a ampliação da possibilidade de estudantes de baixa renda se matricularem em instituições públicas de cursos superiores, por meio de políticas públicas, surge a necessidade de garantir a permanência e êxito escolar, além de diminuir a desigualdade no interior dos espaços educacionais. Nas instituições federais de ensino superior (IFES) o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) tem auxiliado estudantes a concluírem o processo formativo. Esse estudo teve como objetivo identificar e analisar o público-alvo de estudantes que permanece oculto nos processos de seleção do PNAES, em associação aos processos de evasão. São caracterizados como público oculto estudantes que apresentam o critério de renda considerado prioritário pelo PNAES (um salário mínimo e meio per capita) e não participam do processo de seleção do programa. Este estudo é um recorte da pesquisa de Mestrado em Educação. A investigação está ancorada na perspectiva do Materialismo Histórico-Dialético e foi realizada por meio de análise documental. A partir dos resultados obtidos identificou-se que existe um índice elevado de estudantes que não participam do processo de seleção do PNAES, sendo que a evasão é superior entre os(as) estudantes não participantes do programa e também entre aqueles(as) residentes fora do Município de Birigui/SP.,
Palavras-chave: Assistência Estudantil. Ensino Superior. Desigualdade Social
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 5 - Políticas e Práticas no Ensino Superior

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