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ENSINO DE HISTÓRIA EM MINAS GERAIS
Autor Principal: silma do carmo nunes
Resumo: Resumo Este texto descreve sobre a pesquisa de campo e documental realizada sobre o ensino de História para os anos iniciais do ensino fundamental, em Minas Gerais. Analisa as reformas curriculares realizadas desde os anos de 1980 e de 1990, além das reformas nacionais da década de 1990 - Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN-, e a dos dias atuais - Base Nacional Comum Curricular - BNCC. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental e bibliográfica, realizada sobre os documentos oficiais a respeito do ensino de História, e sobre textos como tese de doutorado e texto de orientações teórico/metodológicas sobre estudos das propostas curriculares apresentadas pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais - SEE/MG e pelo Ministério da Educação - MEC trazendo à tona as concepções teórico/metodológicas de História e de educação e os resultados das reformas e as implicações para a qualidade do ensino nos anos iniciais da educação fundamental. O problema de estudo deste trabalho centra-se na questão: diante das reformas curriculares, o que se pode dizer sobre a História ensinada nos anos iniciais do ensino fundamental, no estado de Minas Gerais? A pesquisa aponta que as reformas têm pouco significado para as mudanças no ensino de História, considerando-se que parcela significativa dos docentes desse nível de ensino, não consegue compreender o que pretendem as reformas. Além disso, as reformas não trazem mudanças significativas nas propostas de conteúdos a serem estudados e tampouco nas metodologias de ensino. ,
Palavras-chave: Palavras-Chave: Ensino; História; Reformas Curriculares.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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