RESULTADO DE BUSCA
CORPO, ESCOLA E EDUCAçãO FíSICA
Autor Principal: Dagmar Hunger        Co-autores: Rebeca Raíssa de Lima Cleto, Camila Mieli Moreira Ramos
Resumo: Pesquisa-ação em Educação Física Escolar, desenvolvida por intermédio do Programa de Formação Continuada Corpo, Educação e Aprendizagem Socioemocional , com onze Professoras(es). Objetivou-se investigar qual mundo corporal crianças estão atadas e, se Professoras(es) concordam, querem mudanças e são possíveis. Realizou-se revisão da literatura científica referente à Educação do Corpo. Coletaram-se depoimentos por intermédio das técnicas de grupo focal, entrevista semiestruturada e desenhos. Registraram-se as observações em diário de campo, sendo as discussões elaboradas à luz da história do tempo presente, respeitando-se o método análise de conteúdo. Constatou-se que Professoras(es) enfrentam problemas oriundos da formação inicial; crianças com dificuldades de coordenação motora, estilo de vida sedentária, pouco diálogo entre pais e filhos; influências negativas do mundo digital ; espaços inadequados, com materiais didáticos e equipamentos insuficientes; pouco tempo destinado às práticas corporais durante a semana; a dicotomia corpo x mente ; discriminações e preconceitos ao que se tem estabelecido de corpo modelo e o sentimento de outsiders , estigmatizados por atributos associados à desvalorização do ser professor . Concluiu-se que, apesar dos enfrentamentos desfavoráveis, é possível renovar e inovar pedagogicamente, ao se estudar, discutir, refletir e ressignificar coletivamente (comunidades escolar e familiar) em termos de concepção de educação, corpo e saúde. ,
Palavras-chave: Educação Física Escolar. Corpo. Prática Pedagógica.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

Estatísticas:
10
acessos
9
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO