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FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: ESTUDO SOBRE TRABALHO INTEGRADO
Autor Principal: Fernanda Vilhena Mafra Bazon        Co-autores: Renata Sebastiani
Resumo: A formação docente, inicial e continuada, se constitui como tema de grande relevância no cenário da educação atual. Em um momento social e político que vemos um crescimento do obscurantismo e do anti-cientificismo em nossa sociedade torna-se ainda mais primordial que os cursos de licenciatura pensem em práticas integradoras que possam favorecer a apropriação dos conhecimentos necessários para a formação docente. Sendo assim, este trabalho teve como foco a análise de um Trabalho Integrado (TI) desenvolvido em duas disciplinas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSCar - campus Araras, sendo elas, Taxonomia de Criptógamas e Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Apesar do TI ser desenvolvido desde o ano de 2013, neste estudo nos propomos a analisar a experiência do ano de 2018, que trouxe uma reformulação do mesmo. Para tanto nos apoiamos na Teoria Histórico Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica, de forma a buscar o entendimento da indissociabilidade entre teoria e prática e também entre conteúdos disciplinares e pedagógicos presentes nos cursos de licenciatura. Trata-se de pesquisa qualitativa que contou com a participação de 25 alunos. Os resultados nos mostram que experiências como o TI podem favorecer o debate aprofundado do conhecimento abordado em ambas as disciplinas, bem como o desenvolvimento de uma análise crítica dos discentes no que tange ao uso utilitarista das teorias psicológicas no universo educacional.,
Palavras-chave: Formação Inicial. Prática Integradora. Ensino de Ciências.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

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