RESULTADO DE BUSCA
ESTUDO SOBRE A APLICAçãO PRáTICA DOS PRINCíPIOS DA EDUCAçãO INCLUSIVA EM UMA INSTITUIçãO DE ENSINO
Autor Principal: Cintia Chignoli Moura Bullara        Co-autores: Rodolfo Furtado de Carvalho Bullara
Resumo: O presente artigo tem por finalidade analisar a implementação da aplicação do conceito da educação inclusiva, por meio dos seus respectivos princípios, em uma unidade de uma instituição educacional de grande porte. Busca-se, por meio das percepções dos colaboradores dessa instituição, aferir essa aplicação em sala de aula, bem como verificar a atuação do professor como facilitador no processo de inclusão escolar. O trabalho foi embasado nos Princípios da Educação Inclusiva elencados por Nakayama (2007), os quais, por sua vez, foram organizados fundamentalmente da Declaração de Salamanca (1994). Os dados foram coletados por meio de entrevistas com os responsáveis do setor de política educacional da instituição analisada e com a supervisora da unidade escolhida e, também, por meio de aplicação de questionários aos professores dessa unidade. O estudo indicou claramente que a unidade analisada mostrou-se aderente aos referidos princípios, sendo que, nela, os docentes, adicionalmente, contavam com o respaldo de normas e de procedimentos internos. Existe consenso entre esses professores de que a educação inclusiva contribui para a melhoria do acesso igualitário e de oportunidades a todos os alunos. Dessa forma, as diferenças culturais, físicas, sociais, intelectuais, de gênero, etárias, entre tantas, são transformadas em ferramentas a serviço de uma educação mais abrangente. Pretende-se, assim, contribuir para a efetividade do ensino, preenchendo lacuna existente na literatura, uma vez que se constatou que há poucos estudos que aferem o impacto dos programas educacionais inclusivos em instituições pedagógicas. Considera-se que a replicação desse estudo para outras organizações similares poderá trazer ganhos significativos às atividades político-pedagógicas dos educadores e dos alunos nas quais eles interagem.,
Palavras-chave: Diversidade. Inclusão. Princípios.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

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