RESULTADO DE BUSCA
SABERES DOCENTES E SABERES SOBRE A INFÂNCIA: A ESCUTA DA PROFESSORA E SEUS ALUNOS
Autor Principal: Letícia de Oliveira Silva        Co-autores: Marcia Cristina Argenti Perez
Resumo: Os saberes docentes e os saberes sobre a infância são imprescindíveis para o exercício de práticas pedagógicas que considerem o desenvolvimento e participação infantil no processo educacional. Consonantemente ao posicionamento teórico, estes elementos orientam e legitimam as ações pedagógicas intencionais que visam o desenvolvimento integral da criança, respeitando suas especificidades e características particulares. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo sobre os Saberes Docentes e os Saberes sobre a Infância, a partir do estudo teórico e da escuta da professora e seus alunos no contexto da Educação Infantil. Para isso, a metodologia conta com estudos bibliográficos de obras que abordam essas temáticas. Além disso, é composta por observação participante na sala de aula e entrevista semiestruturada com uma professora e oito crianças de uma instituição de Educação Infantil. A análise dos dados obtidos, foi feita a partir da Análise de Conteúdo de Bardin. Com base na análise de dados é perceptível que as práticas pedagógicas assentidas nesses saberes teórico-práticos se configuram em ideários pedagógicos que visam o desenvolvimento integral da criança, em diversos aspectos, que consideram também o conhecimento das especificidades das infâncias e da diversidade das culturas lúdicas. Conclui-se que a indissociabilidade desses saberes solidificam a prática docente considerando também a visibilidade e sentimento das infâncias. Além disso, esses conhecimentos, quando articulados, implicam no impedimento da visão adultocêntrica que reduz a criança em um vir a ser, ou seja, um ser inacabado e incompleto de acordo com a visão do adulto. Nesse sentido, tais saberes iluminam a prática profissional e a compreensão acerca do universo infantil.,
Palavras-chave: Educação Infantil. Docência. Infância.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

Estatísticas:
9
acessos
5
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO