BNCC: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM DO(S) LETRAMENTO(S) NO COMPONENTE LÍNGUA PORTUGUESA | |||
Autor Principal: | Gabriela Martins Mafra Co-autores: Eliana Merlin Deganutti de Barros, Cláudio J. de Almeida Mello, Lidia Stutz | ||
Resumo: | Este trabalho investiga o texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especificamente as seções Introdução, Estrutura da BNCC e Etapa do Ensino Fundamental, a fim de compreender as noções de letramento(s) subjacentes. Para tanto, verificamos a recorrência do termo letramento , de seus derivados (letrar, letrando, etc.) e de suas especificações (multiletramentos, letramento digital etc.), a partir de uma análise qualitativa, à luz dos recentes estudos do campo do Letramento. A pesquisa segue os pressupostos da Linguística Aplicada de cunho inter/trans/indisciplinar, e é classificada como documental. Os resultados prévios mostram a recorrência dos termos letramento, letramentos, multiletramentos, novos letramentos e novos multiletramentos, com diferentes acepções. O primeiro é utilizado para referir-se a uma prática específica de letramento, como o letramento da letra . O segundo representa as várias práticas de letramentos, incluindo as várias especificações relacionadas, por exemplo, a hipermídia e a hipertextualidade. O terceiro refere-se, explicitamente, nos trechos analisados, à multiculturalidade. O quarto é utilizado para contemplar os letramentos digitais. Por fim, o quinto além de contemplar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), também considera a operacionalização que os sujeitos elaboram durante a produção, circulação e recepção. Verificamos que não há o termo letramento associado a alguma especificidade, por exemplo: letramento digital, letramento crítico, etc. O termo mais recorrente é letramentos para referir-se a uma grande variedade de práticas de linguagem que envolvem, de uma ou de outra maneira, textos orais, escritos,multissemióticos/multimodais., | ||
Palavras-chave: | Políticas públicas. BNCC. Língua Portuguesa. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental | |
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